Lesionar-se é um dos principais medos de qualquer ciclista, já que uma lesão pode significar um retrocesso na evolução de nossos treinamentos na MTB devido à parada necessária para nos recuperarmos. Por este motivo, é necessário ter alguns princípios básicos em mente para evitar que uma lesão se torne realidade. Neste artigo, destacamos 5 truques a termos em conta para evitar lesões na hora de treinar com a bicicleta.

1.  Saber escutar nosso corpo.

Antes de mais nada e acima de tudo devemos ter claro quais são nossos limites. Cada pessoa é capaz de chegar até um ponto, já que nem todos somos iguais, e fatores como o treinamento prévio, a forma física, a saúde e a genética vão marcar o limite da cada um. O principal é saber escutar nosso organismo e não o forçar a fazer coisas das que não somos capazes. O treinamento com a bicicleta é algo progressivo que devemos melhorar dia após dia.

Nunca devemos treinar até o esgotamento nem fazermos percursos ou distâncias muito longas, já que os riscos de lesão aumentam consideravelmente. Devemos saber graduar nosso esforço e adequar o avanço dos treinamentos com base na situação de nosso organismo e a forma física em que nos encontramos.

2.  Evitar a dor.

A dor não é um sintoma de trabalho bem feito ou de treinamento bem realizado. Muitas pessoas pensam que se não há dor não há desenvolvimento nem evolução nos treinamentos com bicicleta. A dor é um sinal de nosso corpo de que algo não funciona bem em nosso organismo. No caso do ciclismo de montanha, quando aparece a dor não devemos continuar treinando enquanto não encontrarmos a causa da mesma, já que o próximo passo depois da dor é uma lesão que pode nos deixar parados mais tempo.
Existem muitos fatores que podem desencadear incômodos e dores em um ciclista de montanha. O mais conveniente é nos certificamos de que nossa bicicleta tenha o tamanho correta, que a posição do selim é adequada e que os diferentes componentes de nossa bicicleta são adequados a nossa morfologia. Um bom bike fit é o mais recomendado.

3.  Um bom equipamento.

Escolher um bom equipamento é essencial para evitar lesões nos treinamentos sobre a mountain bike. O uso de capacete, óculos e luvas vai evitar lesões na cabeça, mãos e olhos. Uma calça ou bretelle adequado nos ajudará a melhorar nossa eficácia de pedalada e evitará que nossos glúteos se ressintam durante o treinamento. É importantíssimo também o uso de roupas leves que permitam a evaporação do suor, para manter uma correta temperatura corporal durante o treinamento.
Uma má postura devida a um mau ajuste dos diferentes componentes de nossa bicicleta ou uma bicicleta de muito pouca qualidade na hora de realizar nossas saídas de Mountain Bike também podem ser o estopim de uma futura lesão. Por isso sempre devemos testar nosso equipamento e evitar posturas forçadas ou componentes em mau estado.

4.  O descanso.

O descanso é essencial para manter nossos músculos e articulações em perfeito estado. O exercício é fundamental, mas também é essencial a recuperação posterior ao treinamento para evitar tensões que podem acabar em uma bela lesão. Devemos respeitar um período de descanso entre os dias que vamos treinar com a bicicleta e os que não. Da mesma forma, devemos manter um descanso entre diferentes grupos musculares. Por isso, se um dia treinamos orientados a escalar sobre a bicicleta, no seguinte treinamento podemos nos dedicar a treinar resistência ou descidas técnicas. Na variedade, e não na repetição dos treinamentos, está a chave para evitar lesões.

5.  Aqueça e alongue, antes e depois.

Isso está repetido até a saciedade em um monte de livros, revistas, sites e consultas médicas. Mas os benefícios de aquecer um pouco antes do treinamento e alongar os músculos uma vez finalizado o mesmo, nos evitarão lesões desnecessárias sobre a bicicleta. Aquecer antes do treinamento, mantendo uma marcha suave durante os 15 ou 20 primeiros minutos sobre a bicicleta, ativa a circulação do sangue para os músculos e avisa a nosso organismo sobre o que o espera. Alongar os músculos das pernas, tronco e braços depois do treinamento ajuda na recuperação dos grupos musculares treinados.
Também é muito recomendável manter uma marcha suave para os últimos 10 ou 15 minutos de treinamento, para potencializar a recuperação muscular. Desta maneira, as lesões devidas a uma má prática de Mountain Bike se tornarão história.

Fonte (em espanhol): http://www.todomountainbike.es/art/5-buenos-consejos-para-evitar-lesiones-en-mountain-bike