Pedalar é bom para você?

Sim, pedalar é um exercício magnífico. Pode ajudar você a manter a forma, emagrecer e também pode reduzir os riscos de problemas de saúde tais como os problemas de coração. Pedalar exerce menos impacto em suas articulações do que correr a pé e, portanto, é mais fácil para seu corpo.

70

Algumas vezes  seus erros causam os acidentes, e outras vezes a culpa é de condutores de outros veículos ou de cascalho solto sobre a rua. Você tem mais possibilidade de se lesionar gravemente se estiver contra um carro ou se estiver conduzindo rápido. As crianças podem lesionar-se facilmente fazendo manobras com as bicicletas. Prender os dedos das mãos ou dos pés nos raios ou engrenagens também podem causar lesões sérias.

O que acontece quando caio de bicicleta?

Se você bater a cabeça na queda, é fundamental que procure um médico mesmo que não lhe pareça grave.

O que posso fazer para evitar me lesionar?

A melhor maneira é, antes de tudo, proteger sua cabeça com um capacete especial para a prática do ciclismo. Assegure-se de que seu capacete cumpre com as exigências dos padrões de qualidade. Todas as crianças e adultos devem usar capacete quando forem pedalar,  até mesmo quando forem passeios curtos, isso é lei em muitos lugares. Usar óculos de proteção pode evitar que pedras, poeira e insetos entrem nos seus olhos. Usar roupas coloridas, e luzes sinalizadoras para bicicletas são essenciais para que os condutores de outros veículos possam vê-lo com mais facilidade. Você pode usar luvas acolchoadas para proteger suas mãos e bermudas acolchoados especiais para ciclismo para aumentar o conforto.  Os pais devem ensinar as crianças as regras básicas de segurança e se assegurar de que elas pedalem em lugares seguros. As crianças menores de 10 anos não devem pedalar em áreas onde haja tráfego.

71

Como posso saber se minha bicicleta é segura?

Sempre é uma boa ideia assegurar-se de que tudo em sua bicicleta está funcionando corretamente. Tenha o hábito de verificar se os freios funcionam, e também de assegurar-se de que não há peças frouxas ou quebradas na sua bike. Os refletores e luzes fazem com que você e sua bicicleta fiquem mais visíveis para os motoristas de automóveis na escuridão.

E quanto aos assentos para levar crianças na bicicleta?

Se você anda de bicicleta com uma criança, você pode usar um assento especial que encaixa por trás do principal. A criança sempre precisará de um capacete quando estiver com você.  Além disso, assegure-se de que sua bicicleta tenha protetores para evitar que os pés da criança se prendam nos raios da bicicleta.