Habitam nas cidades de todo mundo e estão tão ligados a elas como nós humanos. Viajam cruzando suas ruas, alguns se reúnem em grupos enquanto outros preferem viajar sozinhos. São os cachorros urbanos, filhos do rigor da rua. Muitos deles têm como um passatempo travesso perseguir rodas de veículos arriscando perder até a própria vida. O que fazer quando um cachorro espera para nos perseguir latindo ao lado de nossa bicicleta?

Não sei se existe uma receita única para poder lidar com esses cães travessos. O que sei é que, seja qual for nossa escolha, tratemos de, na medida do possível, não agredir e nem machucar o animal, que não faz mais do que seguir seu instinto de perseguir coisas que se movem em alta velocidade.

Quando estamos pedalando e estamos atentos é muito provável que veremos o cachorro já nos esperando em posição de alerta alguns metros antes. Dessa maneira é possível deduzir que o animal em questão é do tipo travesso e definitivamente vai passar alguns segundos perseguindo nossas rodas ou nossas pernas.

Das estratégias para evitar o ataque a que tem me dado maior resultado é diminuir a velocidade, e até parar e repreender fortemente o cão. O feito de parar a bicicleta elimina completamente a razão de sua diversão. A repreensão permite distanciá-lo, o suficiente para ter o tempo de montar novamente na bicicleta e continuar a viagem.

Quando não quero parar e estou em um leve declive, levanto as pernas para evitar ser mordido e abaixo quando o cachorro desiste. O inconveniente dessa técnica é que ao tirar os pés dos

 

pedais nos colocamos em uma situação de estabilidade bastante precária.

Em ocasiões em que o cão parece muito agressivo para se aplicar as opções anteriores, a solução é colocar o máximo de potência que você tem e superar rapidamente o cachorro em velocidade.

Quando você se encontra nessa situação, mas cansado para pedalar mais rápido ou em uma subida muito íngreme, eis aqui um truque: você pode usar a sua squeeze como uma arma de efeito inibidor, é um método não contundente que sempre dá certo, você apenas precisa mirar e jogar um pouco de água no rosto do cachorro. Isso irá causar uma confusão e fazer com que o cachorro pare no mesmo momento.

51

 

O que você precisa evitar

  • Ficar muito tempo olhando o cachorro sem prestar atenção no que acontece mais à frente.
  • Enfrentar um grupo de cães com uma das técnicas anteriores. Enfrentar apenas um funciona, mas quanto estão em grupo, a resposta pode ser bem diferente.
  • Bater ou lançar gases e líquidos tóxicos no animal. Havendo alternativas menos agressivas, o dano ao animal é injustificado.

A quantidade de variáveis e possíveis reações dos animais é tão ampla quanto a quantidade de cachorros que existem na cidade. O que está escrito aqui não é norma, e sim um grupo de técnicas simples para se aplicar frente à situação e para não sair mordido ou machucado da bicicleta.

Como você tem feito para lidar com esses cães travessos?