Uma das coisas que podem arruinar um passeio de bicicleta é um problema mecânico durante o trajeto. Devemos considerar de suma importância antes de cada passeio a revisão de algumas peças de nossa bicicleta, uma verificação rápida e regular de uma série de pontos nos evitará mais de uma quebra durante o trajeto. Em uma bicicleta de mountain bike, com a qual percorremos todo tipo de caminho e trilhas, nem todos os problemas podem ser evitados com uma manutenção preventiva rotineira, mas quase a maioria. Vamos falar das coisas que consideramos importantes e que poderemos realizar com a ferramenta multifunção que carregamos em nossa bolsa.

Chave multifunção

Chave multifunção

Manutenção de mountain bike:
Para que nossa mountain bike esteja boa a qualquer momento é recomendável revisá-la, assim como o resto dos acessórios e o equipamento completo, uma vez por semana ou no máximo duas. Esta simples operação eliminará possíveis quebras no trajeto. Para a maioria dos pontos que analisaremos será suficiente dispor de uma simples ferramenta multifunção das que carregamos na bolsa do selim ou na mochila cada vez que saímos. Portanto, não será necessário investir em ferramentas especiais, apesar de que não seria ruim dispor de algumas ferramentas adicionais.

Quando realizamos, antes de cada saída, a inspeção de manutenção preventiva rotineira de nossa bicicleta mtb devemos começar sempre pelo mesmo ponto, assim essa revisão preventiva será sistemática e nos permitirá não deixar nenhum ponto sem revisar cada vez que a realizemos. Para isso aconselho começar por um extremo da bicicleta (geralmente a parte dianteira) e terminar no outro extremo. Em geral não são necessários mais que poucos minutos para uma verificação correta de todos os pontos considerados de máxima importância para o funcionamento de nossa bike. Segue uma lista detalhada de pontos para serem revisados de maneira rotineira antes de cada saída.

Ponto 1

Manutenção Ponto 1

Verificar os parafusos que seguram o guidão. Se forem 4 aperte-os alternadamente entrecruzando-os, certifique-se de que o aperto da abraçadeira ao suporte do guidão é uniforme. Se o guidão é de carbono, fique atento à pressão.

Ponto 2

Manutenção Ponto 2

Verifique a pressão dos parafusos da abraçadeira vertical do suporte de guidão ao tubo da direção. Também devemos nos certificar de que a direção esteja reta, mesmo que esteja bem apertada. Para isso uma simples inspeção visual é suficiente.

Ponto 3

Manutenção Ponto 3

Verifique as maçanetas de freio, assim como as alavancas de câmbio. Certifique-se de que estejam bem presas ao guidão e não girem. Certifique-se de que as alavancas de câmbio não estejam com sujeira acumulada e estejam funcionando corretamente, isto evitará surpresas.

Ponto 4

Manutenção Ponto 4

Dê uma olhada no garfo e assegure-se de que os braços estão limpos e que não tenha vazamentos. Empurre várias vezes o guidão para baixo para assegurar-se de que a suspensão está funcionando corretamente e não há ruídos estranhos. De vez em quando certifique-se de que a configuração (a pressão do ar, etc) na suspensão está correta para seu peso e estilo de pedalar.

Ponto 5

Manutenção Ponto 5

A parte mais importante de uma mountain bike: os freios. Se os freios não funcionam bem a bicicleta mtb não irá bem. Assegure-se de que a pinça está apertada. Verifique também os parafusos que sustentam todo o sistema ao quadro. Uma pinça solta é um perigo.

Ponto 6

Manutenção Ponto 6

Se sua bicicleta é uma full suspension é o momento de verificar os eixos e os parafusos da suspensão traseira. Estes parafusos são de Liga metálica ou de outros materiais leves que podem se danificar de forma permanente quando se aplica força demais ao apertá-los. Então não exagere na força.

Ponto 7

Manutenção Ponto 7

Verifique o amortecedor traseiro, deslocamento correto e se há vazamentos. Você também pode verificar se os parafusos que sustentam o amortecedor estejam apertados. Para verificar o deslocamento usaremos O anel O’Ring colocando-o junto à saída e subindo na bicicleta com o cuidado de não produzir rebotes. O espaço percorrido pelo anel O’Ring nos indicará o deslocamento. Se não temos o manual do amortecedor, uma regra geral seria de 20 a 30% do SAG (deslocamento) para mtb e 10 – 20% para XC. Usaremos a bomba de alta pressão para adicionar ar para que chegue ao valor correto. Lembre-se de que a configuração do amortecedor é algo muito pessoal.

Ponto 8

Manutenção Ponto 8

Certifique-se de que o câmbio dianteiro está bem regulado. Mude para a engrenagem central e verifique se a distância entre a jaula e a engrenagem grande não seja maior que 4mm nem menor que 2 mm. Também verifique se o guia do câmbio, que chamamos de jaula, está paralelo às engrenagens e à corrente, e também veja se não há desgastes ou corrosões. Verifique se não há sujeiras como folhas ou ramos pequenos que poderiam interferir no deslocamento do câmbio dianteiro. Por último observe que os dentes das engrenagens, principalmente a média que é a mais utilizada, não estejam desgastadas demais, isto provocaria pulos da corrente em momentos inoportunos.

Ponto 9

Manutenção Ponto 9

A segunda parte mais importante na bike: o câmbio traseiro. Verifique se o câmbio traseiro e a corrente estão limpos e lubrificados nos pontos de giro e que os limites do câmbio estão corretos. Experimente mudar de engrenagem para assegurar-se de que a transição se faz rapidamente para cada uma. Assegure-se de que o parafuso da gancheira do câmbio está apertado. Dê uma olhada no alinhamento da corrente por trás e assegure-se de que descreve uma linha reta.

Ponto 10


Verifique os parafusos da parte posterior da pinça de freio da mesma forma que você fez com a roda dianteira. Verifique se o suporte de montagem do freio está bem apertado ao quadro por esses parafusos e que a pinça está firme. Verifique o desgaste das pastilhas também. Se você observar que resta menos de 1mm, é hora de trocá-las ou fazê-lo o mais rápido possível ao voltar dessa pedalada, pois com menos de 1mm o sistema de freio é considerado inseguro.

Ponto 11

Manutenção Ponto 11

Revise o cassete para verificar o desgaste dos dentes e que não haja nenhum dobrado. Se você observar que os dentes começam a ser pontiagudos como dentes de tubarão é o momento de trocar o cassete e a corrente e, dependendo de como estejam, as engrenagens dianteiras.

Ponto 12

Manutenção Ponto 13

Finalmente, verifique os 6 parafusos que suportam os discos de freio das duas rodas. Se os discos são Shimano será preciso tirar a roda para esta operação. Espero que estes pontos de verificação sejam de ajuda para que você possa desfrutar de sua bike.