Tudo o que você precisa para este exercício é uma superfície plana, sua bicicleta… e um pouco de água na garrafa!

Desenhe no chão dois círculos que se toquem ou um laço em oito como fizemos na foto ao lado. Uma garrafa grande de água é o “lápis” perfeito, já que só marca o chão temporariamente e, além disso, servirá para que você faça mais exercícios de equilíbrio. Estes exercícios servirão para que você faça giros fechados nos dois sentidos, que testarão seu senso de equilíbrio. Use uma marcha leve e tente rodar, quando você já tiver mais prática, sem tocar os freios, para ver se você pode controlar bem sua velocidade. Muitos de nós só trabalhamos coordenadamente com um hemisfério do cérebro, é normal que você tenha um lado bom de giro em função de se você é destro ou canhoto e este exercício, por mais simples que pareça, estimula essa parte destreinada. Além disso você aprenderá a interiorizar a capacidade máxima de giro do garfo de sua bicicleta e, de passagem, testará as qualidades de aderência de seus pneus nesses giros. É preferível que você faça em um terreno plano, regular e um pouco deslizante, ou seja, areia seca ou cascalho fino, por isso um típico parquezinho será o cenário perfeito para desenvolver seu senso de equilíbrio.

1- Comece pela zona de junção entre os círculos, com um dedo em cada maçaneta de freio e a uma velocidade adequada, reduzida.
2- Abra levemente sem se afastar em excesso da linha traçada.
3- Acompanhe com o olhar a linha e calcule o espaço necessário para que a roda traseira não pise. Imagine que o interior do laço está vazio, que é um buraco, e tente passar o mais próximo possível, como se você estivesse buscando ver o que há no fundo do buraco.
4- Com mais prática você poderá fazer sem freios, mas por enquanto aproveite a estabilidade que a desaceleração com os freios possibilita. Freie suavemente e acelere com os pedais para corrigir uma inclinação excessiva.
5- Volte a se aproximar o máximo possível da “borda”.
6- Agora na reta de união acelere um pouco mais e passe pelo cruzamento.
7- É o momento de ver se você é ambidestro, você verá que em um dos sentidos é mais difícil fazer a bicicleta girar com precisão e soltura.
8- Lembre-se de que a desaceleração e aceleração controladas ajudam na aquisição de estabilidade se você não faz a bicicleta derrapar. É de grande ajuda, principalmente, quando giramos em direção ao “lado ruim”.
9- Não perca a linha de vista, agora faça uma volta rápida e outra muito lenta.

Truque
A linha é uma referência muito útil para fazer exercícios de técnica. Faça uma volta por fora dela com mais velocidade, outra volta por dentro dela com velocidade muito reduzida, e uma terceira esforçando-se ao máximo para que a roda dianteira não deixe de pisá-la. Sem que você se dê conta, estará adquirindo percepção da aderência e inclinação, equilíbrio e capacidade de concentração dinâmica.