Algum tempo atrás, tínhamos apenas 2 opções de tacos Shimano para Speed. O vermelho, que também é conhecido por taco fixo, e o amarelo, que tem uma flutuação maior e que pode dar mais conforto nas pedaladas. Hoje temos 3 opções de tacos como na imagem abaixo. Foi incluído o taco azul, que é um “meio termo” entre o vermelho e amarelo. Os tacos possuem graus variáveis do ponto de flutuação, ou o movimento do clip no corpo do pedal.

ta1

Tacos vermelhos são para performance, são os favoritos de alguns dos ciclistas mais experientes. Um ciclista que tem uma boa quantidade de tempo em cima da bike deve ter a instalação (sapatilha/taco/pedal) otimizada. Um Fitter pode auxiliá-lo na instalação. O taco vermelho sendo bem instalado, proporcionará alguns benefícios na eficiência da pedalada. A sapatilha fica completamente travada no pedal, por isso não há desperdício de energia para re-centralizar/re-posicionar o pé a cada volta da pedalada.

Tacos amarelos são usados para a maioria dos pilotos. Esses tacos possuem um elevado grau de flutuação e movimento lateral. Foram criados principalmente para que possa ser feito um ajuste no ‘olho’, obtendo uma montagem de forma rápida, ou seja, quando não se tem o equipamento ou treinamento necessário para fazer a montagem, esse é o mais indicado para compensar o desalinhamento da instalação. Os ciclistas amadores que possuem problemas com desvio do joelho durante a pedalada ficam mais confortáveis usando esse taco com maior flutuação.

Tacos azuis entraram em 2013. Os ciclistas Pro e de alto desempenho começam a pedir para que a Shimano desenvolvesse um taco que oferecesse apenas um pouco do movimento. A Shimano então construiu um taco com ± 1º de ângulo flutuante (float). Para manter o movimento lateral, a Shimano modificou o ponto do pivô (o centro de rotação)  para a parte frontal do taco. Esta pequena mudança eliminou todo o jogo lateral. O resultado é um taco seguro e eficaz, com o mínimo de flutuação, a fim de ser mais fácil para o fit com os joelhos.

ta2

Se você for mudar de tacos do Vermelho para o Azul ou ao contrário, mantenha a mesma posição e manterá sensação. Já, se for passar de um taco Amarelo para o Azul (ou Vermelho), vá com calma, observe e sinta a sensibilidade de seus joelhos e pare imediatamente se estiver causando dores.