Regras do treinamento:

 

1. Princípio da sobrecarga. Para conseguir qualquer melhora, é preciso submeter seu organismo a um esforço que lhe exponha a um verdadeiro nível de estresse. Em outras palavras, para que um treinamento seja efetivo temos que terminar verdadeiramente cansados.

2. Princípio da intensidade do esforço. Estima-se que a intensidade mínima de treinamento está entre 60 e 65% da frequência cardíaca máxima. Só se treina a menor intensidade como método de recuperação ativa.

3. Princípio da progressão de ônus. Indica que à medida que se melhora a condição física, também se deve ir incrementando a duração e/ou intensidade dos treinamentos.

4. Princípio da variedade. Tanto a nível fisiológico como psicológico é necessário variar os treinamentos. Se sempre se treina fazendo o mesmo percurso e intensidade, o organismo se adapta a esse esforço e não se obtém melhora. É necessário introduzir novos percursos e novos estímulos para melhorar progressivamente.

5. Princípio da especificidade. Os efeitos do treinamento são específicos aos músculos utilizados e à intensidade do exercício. Para melhorar nadando ou correndo é preciso nadar ou correr, mas para melhorar sobre a bicicleta é preciso andar de bicicleta. Não há mais segredos.

6. Princípio da individualização. É necessário adaptar o treinamento às condições particulares da cada indivíduo: idade, experiência, nível de preparação prévio, tempo disponível, objetivos… A mesma fórmula de treinamento não é válida para todos os ciclistas.

7. Princípio do ônus e recuperação. Para que se produzam as adaptações necessárias em nosso organismo para melhorar a forma física, devem ser respeitados os períodos de recuperação depois dos treinamentos. Caso contrário, o organismo não se recupera e não se obtém nenhuma melhora. As melhoras se produzem após os períodos de descanso.

8. Princípio da periodização. Dependendo do calendário e dos objetivos do treinamento, é preciso desenvolver uma planilha de treinamento em função do tempo disponível. É preciso estabelecer diferentes fases durante as quais se incidirá mais ou menos sobre diferentes capacidades: subidas, descidas, velocidade, resistência… O treinamento não deve ser da mesma forma o ano todo.