O uso da bicicleta pela cidade está em alta hoje em dia, é uma realidade, basta olhar uma cidade todas as manhãs e ver como a cada dia mais e mais pessoas começam a considerar a bicicleta como um veículo não só para entretenimento, hobbie, mas também como um meio de transporte.

trabalhar

Há muitos fatores que estão contribuindo pouco a pouco para esta troca de costumes e mentalidade a favor da bike, entre eles poderíamos citar o fato de que pouco a pouco estão se proliferando algumas ciclovias pelas cidades, começaram a aparecer também alguns serviços de aluguel de bicicletas, e os fatores mais importantes, como o combate ao sedentarismo, a saúde e bem estar, junto a outros como a ecologia, a economia de combustível… A soma de tudo isso esta fazendo com que países de todo o mundo sigam essa realidade tão mais saudável de ir trabalhar com bicicleta, que há muito tempo é realidade europeia.

Ir para o trabalho de bicicleta tem uma série de benefícios e vantagens que iremos descrever brevemente a seguir:

Sentir-se melhor e mais feliz. Ir trabalhar com bike fará nos sentirmos melhor, passarmos mais tempo em contato com a luz do dia e menos tempo presos no trânsito ou transportes públicos. Desfrutar da luz do dia pedalando ajuda a nos sentirmos melhor e melhora o ritmo cardíaco.

Além de praticar esporte, pedalar libera endorfinas que nos ajudam a evitar os estados depressivos e também melhora o sono.

Viver mais e melhor. A prática de esportes e exercícios físicos habituais ajudam a prevenir certas doenças comuns hoje em dia no sedentário homem moderno como diabetes, obesidade e pressão alta.

Outra vantagem é que a atividade física ajuda a facilitar o trânsito do alimento que nós comemos para o nosso estômago e intestinos, também limita a retenção de líquidos.

O exercício aeróbico que praticamos com o ciclismo ajuda a acelerar a respiração e o ritmo cardíaco estimulando e facilitando a contração de nossos músculos.

ECONOMIA! Em tempos como os de hoje não é uma questão menor. O custo anual de veículos particulares é muito alto, e o transporte público também não é muito barato, além de ter muitas desvantagens. Outro ponto de economia é a academia: usando a bike diariamente nos salvamos de ir até a academia todos os dias como se faz nas grandes cidades, já que nos exercitamos em nosso caminho para o trabalho.

Ficar em forma. Estudos recentes de nutricionistas mostram que o exercício físico provoca uma aceleração no metabolismo que se mantém por horas depois de praticar a atividade física provocando uma melhor eficiência no consumo de calorias e gorduras e melhorando o trabalho de nosso organismo com o simples feito de ir trabalhar de bicicleta.

Ecologia. Ajudaremos a melhorar nosso ambiente urbano e salvar o planeta . Cada vez mais pessoas decidem largar seu meio de transporte e ir trabalhar de bicicleta. Pode parecer pouco uma pessoa, mas pouco a pouco, um a um, iremos esvaziando de carros nossas cidades.

Tempo: A bicicleta chega antes, se pensarmos nas ruas congestionadas na hora do rush e na possibilidade de circularmos pelas ciclovias ou, como é mais comum no Brasil, pelas calçadas, ainda chegaremos muito antes.

Mas como nem tudo é como sonhamos, também passamos por algumas dificuldades ao andar de bicicleta pela cidade como a poluição,  cidades mau preparadas e sem ciclovias, o clima (como em dias muito quentes ou com chuva), as empresas não preparadas e a mentalidade, mas essa tem a tendência de mudar e seguir o modelo de mentalidade dos países desenvolvidos.

Vantagens do ciclismo urbano em algumas frases:

  • 60% de todas as viagens de carro são feitas em distância de seis quilômetros ou menos.
  • Pedalar 20km nos dá um consumo aproximado de 800 kcal que equivale a 6 Cocas, quatro pacotes de batatas fritas e seis bananas …
  • m ciclista habitual aparenta fisicamente 10 anos a menos do que uma pessoa sedentária.
  • 10 bicicletas ocupam o espaço de um carro.
  • Em 2050, cerca de 60 por cento da população será formada por obesos.
  • A bike emite até 6,2 toneladas de carbono na atmosfera a menos do que um carro.
  • A bicicleta é duas vezes mais rápida que o carro nos centros de cidade.