Tendênciabike







PEDALE GASTANDO MENOS COM A CIA DO PEDAL




bike-mtb.jpg
bike-speed.jpg
bike-conforto.jpg
principais marcas




Qual é seu tipo de bike?







Na Cia do Pedal temos uma grande variedade de bicicletas para cada modalidade. Qual é a sua?
As bicicletas são meios de transporte muito populares. São rápidas, econômicas, não oferecem os inconvenientes da contaminação de outros meios motorizados, criam experiências de transporte gratificantes, individuais e participativas, e representam os veículos ideais para a prática de exercício físico tonificante. O antepassado remoto deste meio de transporte está nas draisianas. Esses veículos de madeira de duas rodas, apesar de não terem pedais, foram um divertimento para as classes mais altas francesas dos finais do século XVIII. As melhoras na metalurgia e nas ligas de metal e sua moldagem abriram o caminho para ciclos de condução mais estável e mais duradouros na segunda metade do mesmo século, na qual os velocípedes, que montavam uma só roda dianteira, foram também os mais populares.

"Descobri a teoria da relatividade enquanto andava de bicicleta"
(Albert Einstein)

A forma atual da bicicleta veio a configurar-se no final do ano 1890. E pouco mudou neste tempo. As modernas são formadas por um quadro de bicicleta que serve de suporte ao resto das peças básicas; um selim no qual se acomoda o ciclista em equilíbrio, um guidão, que se usa para guiar a condução e acomodar o equipamento dos freios e duas rodas que recebem o movimento circular dos pedais e da corrente para propulsá-la.

Experiências sobra as duas rodas.
Se seu desejo é adquirir uma bicicleta para uso pessoal, pense em como você deseja desfrutar com ela. Há muitos tipos diferentes que têm aplicações e rendimentos específicos para cada atividade esportiva e de lazer. Entre elas estão as urbanas, as de montanha (mountain bike) hardtail, as de passeio e as que estão adaptadas para os pequeninos. Todo um mundo a ser descoberto.

Vejamos essas famílias de bicicletas:

Bicicletas de estrada e ciclocross
Bicicletas de cicloturismo e de triathlon
Mountain bikes e urbanas

Bicicletas de estrada e ciclocross
As de estrada, popularmente chamadas de speed, foram projetadas para andar rápido e por terrenos consistentes e lisos, ou seja, por estradas pavimentadas. Seus pneus são finos e os guidões curvos. São modelos leves, para os quais você terá que adaptar sua forma de pedalar. Estas bikes, como a grande maioria, são comercializadas em diferentes tamanhos. As ciclocross podem ser consideradas híbridas porque podem circular por estradas pavimentadas, mas também por vias não pavimentadas, sobre grama ou terra. Seus pneus são mais largos e a superfície de contato e de rodagem são modeladas com um perfil de garras mais ou menos separadas que darão à máquina um agarro extra. Os designs dos freios, pelo tipo de condução, são mais robustos, como os quadros, submetidos a tensões.

De cicloturismo e de triathlon
As de passeio ou de cicloturismo apresentam um guidão e um quadro adaptado a uma condução mais erguida, posição indicada para viagens de vários dias. São robustas de uma forma diferente que as de ciclocross, porque nelas se costuma colocar estruturas não fixas, bolsas e baús para levar equipamento. São bikes ideais para circular por zonas rurais e para um uso muito habitual. Entre estas se podem encontrar algumas variantes muito interessantes como as holandesas. As de triathlon tem um design específico das de estrada, o guidão e quadro seguem perfis aerodinâmicos. A posição do ciclista favorece a flexão do corpo para frente para melhorar essa linha aerodinâmica. Se você deseja bicicletas de estrada muito esportivas, esta pode ser sua escolha.

De estrada flat bar, mountain bikes e urbanas
As de estrada com guidão reto (flat bar) são indicadas especialmente para aqueles que querem ter todas as vantagens de uma bicicleta de estrada, mas não estão dispostas a curvar seu corpo para frente e utilizar um guidão curvo. São bikes leves, com pneus quase tão finos quanto as de estrada comuns, mas com guidões convencionais. Em alguns casos, o selim incorpora um formato mais largo. Algumas dessas bikes apresentam fórmulas vintage e estilos retro, com as cores das antigas. As mountain bikes são as bikes de montanha puras. Seu guidão é reto no eixo horizontal, sua gama de velocidades as torna muito versáteis em qualquer terreno, e seus amortecedores podem fazer a diferença em uma competição ou para usos mais atrevidos no campo. Em alguns casos são usadas como bikes de cicloturismo e para usos rurais por sua adaptabilidade e leveza. As bicicletas híbridas são um tipo a parte das mountain bikes e tomam emprestadas características das de estrada: selins muito bem amortecidos, guidões elevados. As bicicletas urbanas não são uma categoria específica, é mais um termo que descreve um uso principal para uma bicicleta. Poderíamos encontrar modelos cruiser, holandesas com ares retro ou até com características das mountain bikes muito bem adaptadas para circular sobre asfalto. Uma opção também disponível na Cia do Pedal são as bicicletas infantis para iniciar os pequeninos nas duas rodas. E é que as bikes representam uma forma muito natural de nos relacionarmos com tudo, com a natureza, mas também de elevar muito o espírito esportivo e viajante.