.

equipe sua bike

domeujeito


Bombas
Transporte
marcasMARCAS2.jpg











Obrigatórios, recomendáveis e caprichos: acessórios de bicicletas.Os acessórios de bicicletas são elementos complementares que adicionam um valor às mesmas porque tornam mais cômodo seu uso ajudando assim a melhorar o rendimento. Os acessórios destinados ao ciclista, como são os elementos do vestuário (o capacete, por exemplo), cumprem a mesma função: aumentar a satisfação na hora de sair para pedalar. Alguns destes acessórios, tanto os próprios da bicicleta como os do ciclista, são obrigatórios, enquanto outros podem ser considerados produtos do capricho.Historicamente, a evolução da bicicleta, de brinquedo a meio de transporte ou elemento essencial para a competição esportiva, vai ligada também à evolução dos acessórios de bicicletas. Assim, até 1888 não se usava a borracha nas rodas, de forma que as bombas para a bicicleta ou os kits de reparo não apareceriam até essas datas.
Bombas: Bombas de ar portáteis que servem para inflar as rodas de uma bicicleta por meio de sua aplicação nas válvulas.

Bolsas e mochilas: leves, de todos os tamanhos. Estão entre os grandes aliados do ciclista que permitem levar todo tipo de elementos necessários durante uma pedalada, ou transportar os elementos para uma acampada.

GPS: dispositivos eletrônicos cada vez mais usados, tanto para a criação de rotas de treinamento como para se orientar uma vez no caminho.

Todos estes acessórios e muitos outros passaram por sua própria evolução através dos tempos. A tecnologia aplicada ao design de elementos esportivos levou ao uso de materiais de nova geração muito mais leves e resistentes; por exemplo, as mochilas já não são fabricadas com componentes metálicos e seu design tende a ser mais ergonômico para se adaptar à forma do ciclista. Seu tecido transpirável e resistente é muito mais adequado para longas sessões de treinamento. Alguns anos atrás, menos do que se acredita, os dispositivos do tipo dos GPS pareciam mais coisa de ficção científica que algo que pudesse estar ao alcance de qualquer um, no entanto hoje em dia é raro não encontrar um deles em cada guidão. Os acessórios fazem um mundo à parte que é preciso ser conhecido para aproveitar ao máximo o tempo de corrida e aproveitar melhor nossa máquina de duas rodas. Por isso, é preciso saber que alguns acessórios de bicicletas são de uso obrigatório enquanto outros podem passar por meros caprichos. Além disso, também há os complementos que fazem da pedalada uma experiência mais cômoda e agradável. Não se deve subestimar nem a um nem a outro. O uso de um cadeado como os da marca Elleven é praticamente uma obrigação, mas um velocímetro é algo que uma parcela determinada de ciclistas poderia deixar de lado. Mas às vezes os caprichos nos fazem bem.
Sinalização noturna dianteira, traseira, lateral e nos pedais

Campainha

Espelho retrovisor

Na Cia do Pedal é possível encontrar todos estes complementos obrigatórios segundo o artigo 105 do Código de Trânsito Brasileiro. A sinalização noturna pode ser apenas com refletores, ou mesmo adesivos refletivos, e não necessariamente com dispositivos eletrônicos como faróis e piscas. Mas esses últimos são, sem dúvidas, mais recomendáveis por sua maior visibilidade.
É comum pensar na segurança de nosso equipamento. Apesar de que um cadeado para a bicicleta não é um acessório obrigatório por lei, acaba sendo absolutamente necessário ter um para a segurança de nossa bike. Como quase todas as decisões sobre como melhorar a bicicleta, o tipo de cadeado depende das preferências do usuário. Há em formato de U, muito sólidos, mas volumosos, de corrente, articulados, cabos em espiral... Uma seleção quase infinita.
Nossa bike acaba sendo um reflexo de nossa personalidade, que também se traduz em nosso modo de enfrentar uma corrida, uma montanha ou o tráfego da cidade. Os acessórios de bicicletas permitem que aqueles de nós que não conseguem sair de casa sem levar metade de seu conteúdo também possamos praticar o ciclismo. Para isso existem as cestas ou bolsas que nos ajudam a transportar desde medicamentos para a alergia na primavera até a capa de chuva no outono. Já é impensável, para os ciclistas antenados nos últimos avanços tecnológicos, sair sem um suporte para o smartphone, um velocímetro e todos os acessórios de bicicletas relacionados com a medição do desempenho. Enfim, trata-se de tornar a experiência com a bicicleta a mais cômoda, segura e satisfatória possível. A eficiência durante a pedalada, a leveza dos acessórios e sua adequação às necessidades do esportista, assim como o gosto pessoal, são as coisas que é preciso ter em conta na hora de escolher os acessórios de bicicletas.