7 Conselhos para nos prepararmos para nossa primeira corrida ou competição de MTB.

Quando nossa paixão por Mountain Bike cresce cada vez mais, é inevitável que mais cedo ou mais tarde nos aventuremos em nossa primeira competição ou corrida séria. Normalmente as pessoas que praticam ciclismo de montanha mas não competem, saem dois ou três dias por semana para treinar com a bicicleta, algo muito diferente do que fazem os verdadeiros ciclistas de elite que treinam diariamente e preparam as competições de maneira profissional, com treinamentos específicos, dietas especiais e inclusive bicicletas preparadas para esses treinamentos em concreto.

Não nos enganemos. Nós, ciclistas de montanha normais que não costumamos competir, somos guerreiros de fim de semana, no verdadeiro sentido da palavra. Há muitos corredores que têm patrocinadores, com o melhor equipamento possível e as bicicletas mais leves e avançadas do momento. Mas também há tantos outros como nós que só procuram se superar um pouco mais, graças ao espírito competitivo que flui por nossas veias e que cedo ou tarde nos leva à linha de largada de nossa primeira competição sobre as duas rodas.

Como nos prepararmos para nossa primeira competição em Mountain Bike.

Os corredores mais experientes têm um programa de treinamento específico para a cada competição, que termina no momento em que começa a corrida. Como guerreiros de fim de semana que somos, não precisamos de treinamentos específicos para tal ou qual competição, mas também não devemos esquecer que devemos planejar pelo menos um par de coisas na semana prévia à nossa primeira corrida para nos assegurarmos de que nossas pernas não vão falhar.

Temos que evitar que nossa primeira corrida se converta em uma tragédia, e para isso temos alguns conselhos que nos ajudarão a desfrutar de nossa primeira competição e passar bons momentos.

Na semana prévia a nossa primeira corrida ou competição:

1.Rompa suas pernas… uma semana antes. Na semana prévia à competição (aproximadamente 7 dias antes), devemos realizar uma rota ou saída com nossa bicicleta o mais longa e dura possível. O ideal é efetuar um treinamento intenso, desses que fazem com que suas pernas doam nos dias seguintes, para comprovar realmente nosso estado físico e, claro, forçar um pouco mais nossas pernas. Quando se realizam exercícios muito intensos, as fibras e tecidos musculares se rompem a nível microscópico, para depois se regenerarem novamente dando lugar a fibras e tecidos maiores e mais resistentes. A ideia é chegar a nossa primeira competição com as pernas frescas e não em fase de recuperação, por isso devemos nos assegurar de que este treinamento prévio tão intenso ocorra entre 7 ou 8 dias antes da corrida.

2. Durante a semana, saídas muito suaves. Já realizamos a pedalada mais dura, e temos as pernas doloridas e inflamadas. Com o único fim de recuperar os tecidos musculares das pernas e evitar que elas durmam, podemos realizar um par de saídas durante a semana prévia à competição. Por exemplo, podemos sair na terça-feira forçando um pouco mais nossas maltratadas extremidades, mas não tanto a ponto de romper as pernas novamente.

3. Durma, durma mais e, depois, durma um pouco mais. Nos dias prévios a nossa primeira competição, o melhor é assegurar-se de dormir o máximo possível. Nosso corpo se regenera e se recupera melhor durante o sono e é de vital importância dormir o máximo possível para nos assegurarmos de que nossas pernas estão completamente recuperadas para a corrida. Temos que dormir nossas 8 horas durante todas as noites e, se possível, aproveitar para um ou outro cochilo durante o dia.

4. Hidratação e nutrição, a chave do sucesso. Durante a semana prévia a nossa primeira competição, devemos nos hidratar corretamente e comer muitas proteínas e carboidratos. Os benefícios de uma boa alimentação levam seu tempo e devemos começar a consumir mais proteínas e hidratos de carbono durante, pelo menos, sete ou oito dias antes da corrida. Para a noite anterior à competição, o mais efetivo é um bom prato de massa ou arroz com frango grelhado, acompanhado de muita água. Também devemos nos assegurar de tomar um bom café da manhã, e de manter a hidratação de nosso corpo ao máximo nível possível. Temos que nos manter 100% hidratados na linha de largada, já que durante a corrida todo o líquido que consumimos será destinado unicamente a repor o que vamos expulsando através do suor. Se a corrida é muito longa, deveremos fazer uso de barrinhas de cereais, bebidas de recuperação isotônicas, géis energéticos e sucos de fruta, à escolha cada um de nós segundo nossas próprias preferências.

5. Ajuste e prepare minuciosamente sua bicicleta. Pode se tornar uma verdadeira frustração para nós não podermos terminar a corrida ou competição por algum problema técnico sem importância. Devemos verificar nossa bicicleta completamente, testar o funcionamento dos câmbios, os freios e a suspensão, e fazer os ajustes necessários. Menção a parte merecem os pneus, que deveremos verificar minuciosamente e inflar à pressão que consideremos mais adequada para nós. Já que não somos profissionais da competição, está bastante claro que não rodaremos com uma das bicicletas mais leves da corrida, mas não é má ideia aproveitar a ocasião para colocar pneus e câmaras novos e mais leves.

6.Procure amigos que também vão competir. Uma das maneiras mais divertidas de desfrutar de nossa primeira competição é sendo acompanhado por um ou mais amigos/as que também estejam na corrida. Sempre é melhor ter pessoas conhecidas por perto que pessoas desconhecidas que desejem apenas deixar você para trás o mais cedo possível. Apesar de que em uma corrida “respiramos” competitividade, ter pessoas conhecidas ao nosso redor nos ajudará a render mais e melhor do que fazendo isso sozinho. Claro que as piadas, as risadas, as caras de sofrimento, as escapadas ou as quedas, ficarão sempre na lembrança de cada um dos amigos que vão competir em uma mesma corrida.

7. Durante a corrida, concentração e paz interior. Chegado o momento de passar a linha de largada, somente nos resta desfrutar da experiência e tentar acabar a corrida da melhor forma possível. É preciso evitar a explosão de adrenalina do começo, quando todos os corredores arrancam a mil. Também temos que evitar nos manter na frente da corrida, com os corredores mais experientes e inclusive profissionais pedalando forte. Trata-se de encontrar nosso próprio ritmo, escutando nosso corpo e mantendo uma intensidade mais ou menos estável. Pode ser que no final nos surpreendamos vendo como ultrapassamos muitos daqueles corredores que saíram como uma bala no princípio da corrida. Mantendo a concentração, conseguiremos terminar nossa primeira corrida com sucesso.