Em 1935 um total de 50 guerreiros começaram em Madri a primeira Vuelta a España. Corriam com pesadas bicicletas de ferro e levavam eles mesmos seus remendos e ferramentas para consertar avarias. O belga Gustaaf Deloor foi o primeiro vencedor. Estes primeiros guerreiros recorreram um total de 3.425 quilômetros desde o dia 29 de abril até 15 de maio em quatorze intermináveis etapas, das quais dez superavam os 250 quilômetros. A guerra civil interrompeu a celebração da competição. Não voltou a ser disputada até 1941 com uma participação principalmente espanhola, já que a II Guerra Mundial inibiu a presença de competidores de outros países.

Desde então a competição tem percorrido a Espanha e provocado a admiração dos cidadãos por este esporte popular que criou autênticos mitos. Anquetil, Pulidor, Jan Janssen, Gimondi, Ocaña, Merkx, Fuente, Hinault, Pedro Delgado, Tony Rominger, Abrahan Olano, Jan Ullrich, Alejandro Valverde e Alberto Contador são alguns dos ganhadores da Vuelta. Outros como Bahamontes ou Indurain não a ganharam, mas exibiram suas qualidades e subiram ao pódio.
As velhas bicicletas de ferro foram substituídas por modernas máquinas de fibra e materiais leves. As transmissões por telefone para o mundo foram substituídas pela televisão, o satélite e o correio eletrônico. Apesar das muitas mudanças esportivas e técnicas, o objetivo continua o mesmo: ser o primeiro na linha de chegada em uma das maiores e mais importantes competições ciclísticas do mundo. Esta é a história desta competição que começou há mais de 75 anos.