Ajustar os câmbios de uma MTB não é muito complicado, o segredo é saber exatamente o que estamos fazendo, do contrário podemos piorar o funcionamento.

Regulagem da altura do câmbio

Normalmente isso não é necessário fazer, mas com isso podemos variar a distância entre a roldana superior e o cassete.
Essa distância será entre 13-16mm entre a roldana superior e os dentes do maior pinhão do cassete ou de 38-41mm medidos entre o eixo da roldana superior e os dentes do pinhão maior.
Apertando o parafuso em sentido horário aumentamos a distância.
Afrouxando o parafuso em sentido anti-horário diminuiremos a distância.

Ajuste dos limites do câmbio traseiro

Este ajuste é um dos que podem causar mais dor de cabeça se não deixarmos bem ajustado. O câmbio mau ajustado pode fazer com que a corrente vá além do pinhão, com isso o câmbio traseiro pode entrar no meio dos raios da bicicleta causando uma queda, quebrando o componente e a gancheira do quadro.

Regulagem do câmbio traseiro

Regulagem do câmbio traseiro

Para ajustar os limites, devemos atuar sobre os parafusos de regulagem, estes estão marcados com as letras ‘L’ e ‘H’.
Começamos regulando o limite exterior do câmbio, este é o que corresponde ao pinhão menor, para isso devemos atuar sobre o parafuso ‘H’, soltando ou apertando o mesmo. Até vermos que a corrente não vai mais além do pinhão.

Regulagem câmbio traseio, parafuso de cima

Regulagem câmbio traseiro, parafuso de cima

Dando continuidade, regulamos o limite interior do câmbio, que corresponde ao pinhão maior. Para isso atuaremos sobre o parafuso ‘L’, apertando ou afrouxando o mesmo até vermos que a corrente não passe mais além do pinhão maior.

Ajuste da tensão do cabo

Ajuste da tensão do cabo

Ajuste da tensão do cabo

A tensão do cabo é fundamental para conseguirmos um funcionamento correto dos câmbios.
Primeiro é preciso esticar o cabo. Principalmente se trocamos cabos e conduítes, devemos em primeiro lugar deixar o cabo esticado e passar por todos os pinhões, depois voltar ao ponto inicial e dar uma forte esticada no cabo. Assim evitamos que eles passem sozinhos, pois o ajuste de cabos e conduítes sempre produz esse efeito.

Ajuste de tensão

Ajuste de tensão

Um primeiro lugar, atuamos sobre o tensor do passador dando uma volta e meia no mesmo, isso nos permitirá ajustes posteriores.
Colocamos a coroa dianteira média e o pinhão traseiro pequeno, pressionamos uma vez o passador para subir uma coroa, se não subir, desenroscamos o tensor do passador 1/2 volta e voltamos a testar, e repetimos até vermos que a corrente passa para o outro pinhão com precisão.

Quando passarmos a coroa tensionando (desenroscando), nos daremos conta porque subirá com facilidade nas coroas maiores, mas agora testaremos a troca para as menores, o que pode custar baixar por termos tensionado muito o cabo, nesse caso temos que enroscar outra 1/2 volta o tensionador do passador. Na medida em que notarmos um melhor sincronizado podemos atuar no tensor com 1/4 de volta para realizarmos um ajuste mais preciso.
O tensor do câmbio se ajusta da mesma forma, contudo, nos novos câmbios Shimano e Sram esse ajuste terá desaparecido, o qual nos obrigará a ser mais precisos ajustando a tensão do cabo, pois só teremos o tensor do passador.

Ajuste do câmbio dianteiro

O ajuste do câmbio dianteiro é muito mais simples que o traseiro mas temos que saber o que fazemos.

Ajuste do limite interior do câmbio dianteiro

Ajuste dianteiro

Ajuste do limite exterior

Devemos colocar a corrente no pinhão maior e na coroa menor, a face interna do guia do câmbio dianteiro que impede a corrente de passar do limite deve passar a 1,5-2mm da corrente e sem roçar.
Se não está assim, nós o ajustamos usando o parafuso marcado com a letra ‘L’ apertando para deixar mais perto e afrouxando para distanciar, até encontrar o ponto exato ou quase exato.

Ajuste do limite exterior do câmbio dianteiro

Ajuste do câmbio dianteiro - Limite interior

Ajuste do câmbio dianteiro – Limite interior

Devemos colocar a corrente na coroa maior e no pinhão menor, basicamente o que queremos é que a corrente suba bem a coroa maior mas sem permitir e escape além da coroa maior.
Atuaremos sobre o parafuso marcado com a letra ‘H’, apertando para evitar que a corrente ultrapasse o limite e afrouxando se tiver dificuldades para subir, o melhor ponto se situa a 1,5-2mm da corrente a face interna do guia onde impede que a corrente salte para fora do pedivela com a coroa maior e pinhão menor engrenados.

Tensão do cabo

Tensão do cabo

Tensão do cabo

Devemos colocar a corrente no pinhão grande e coroa pequena, trocar a marcha para subir até a média e se não subir tensionamos o tensor do passador que é o único que temos, se não for o suficiente deveremos voltar a tensionar o cabo ajustando-o.

Lembrando a importância de usar as marchas de maneira correta evitando cruzar a corrente para um bom funcionamento, vai a dica:

Bike de 21 marchas

Coroa maior com os quatro pinhões menores

A coroa media é compatível com todos.

A coroa menor com os quatro pinhões maiores.

Não tenha medo na hora de realizar esses ajustes, utilizando o método infalível do acerto-erro poderemos “afinar nossa bicicleta” e fazer com que nossos câmbios funcionem com perfeição.