A forma certa de aprender a andar de bicicleta.

A bicicleta de equilíbrio (pré-bike, balance bike, run bike) é uma bicicleta de treinamento que ajuda o ciclista a aprender direção e equilíbrio. Ela não tem pedais, nem pedivela, corrente e rodinhas laterais. Pode ser uma bicicleta normal com os pedais e peças relacionadas removidos, ou pode ser uma bicicleta feita especialmente com este propósito (especialmente para crianças muito pequenas, para as quais as bicicletas normais geralmente não estão disponíveis). Ela pode não ter freio, ou pode ter um ou dois freios de aro manuais.

Crianças com até mesmo 18 meses de idade podem aprender a andar com uma bicicleta de equilíbrio com algumas horas de prática.

As bicicletas de equilíbrio também podem ser chamadas de pré-bike, balance bikes, run bikes, bicicletas de treino e bicicletas de empurrar.  O que torna uma bicicleta de balanço tão especial e procurada em alguns países, especialmente na Europa, são os benefícios de desenvolvimento que ela oferece às crianças. A habilidade principal necessária para se aprender efetivamente a pedalar uma bicicleta de duas rodas é o equilíbrio. Crianças que usam uma bicicleta de equilíbrio por 20 ou 30 minutos duas vezes por semana mostraram as seguintes melhorias:

  • Melhorias substanciais tanto no equilíbrio dinâmico quanto estático.
  • Melhorias substanciais na coordenação bilateral.
  • Melhorias observáveis no auto-conhecimento físico.

Modelos

Entre os modelos disponíveis no mercado estão os com quadros fabricados em madeira e os de metal. Entre as marcas mais populares que possuem modelos deste tipo está a Nathor, com quadro fabricado em aço carbono.


Por que as bicicletas de equilíbrio são tão legais?

Com uma bicicleta de equilíbrio, o usuário aprende primeiro a equilibrar-se, e por último a pedalar. Ao contrário, com uma bicicleta normal equipada com rodinhas laterais, o usuário aprende primeiro a pedalar e por último a se equilibrar. Apesar de que as opiniões divergem sobre qual é a sequência de aprendizado mais fácil para a maioria dos usuários, é geralmente aceito que uma bicicleta com pedais é muito difícil para a maioria das crianças muito jovens e que as rodas laterais podem encorajar o usuário a aprender alguns comportamentos que mais tarde precisarão ser desaprendidos.


Com que idade uma criança deve fazer a transição para uma bicicleta com pedais?

Se sua criança dominar uma bicicleta de equilíbrio, com entre 4 e 6 anos você pode introduzir uma bicicleta com pedais aro 16″ (e sem rodinhas). As bicicletas de equilíbrio geralmente continuam sendo o brinquedo favorito por um bom tempo após elas conseguirem andar com uma bicicleta de pedais.

alance Bike

Balance Bike


Quanto tempo leva para aprender?

Muitas crianças conseguem andar na primeira vez que sentam em uma bicicleta de equilíbrio. As crianças podem começar com bicicletas de equilíbrio não muito depois de aprenderem a andar. A curva de aprendizado não é a mesma para todas as crianças, como em qualquer coisa. Elas progridem a seu próprio ritmo e aprendem realmente a se equilibrar, fazer curvas, etc., de forma diferente das bicicletas com rodinhas onde elas precisam primeiro aprender a pedalar.

 

 

Por que as bicicletas de equilíbrio não têm pedais?

O objetivo principal do design das bicicletas de equilíbrio é permitir que as crianças desenvolvam suas habilidades motoras básicas. Aprender a se equilibrar e a fazer curvas é muito mais fácil sem pedais. O movimento de “sobe e desce” da pedalada faz com que a criança jogue o peso de seu corpo de um lado para o outro prejudicando seu equilíbrio, fazendo-a perder a estabilidade e senso de direção. As bicicletas de equilíbrio permitem que as crianças apoiem seus pés no chão quando sentirem que estão perdendo o equilíbrio, se firmando rapidamente e prevenindo uma queda.