55
Não é preciso enumerar os benefícios das bebidas energéticas, não só por sua capacidade hidratante mas também por sua capacidade para recuperar eletrólitos. As bebidas energéticas e isotônicas foram criadas exatamente com esse objetivo, além de melhorar a resistência e o rendimento físico. As bebidas energéticas sempre estiveram envolvidas em polêmicas. São muitos os mitos que circulam em torno dessa bebida, cuja venda é proibida em lugares como a França.

O Red Bull contém uma boa quantidade de cafeína. A questão é: melhora nosso rendimento esportivo? Um grupo de pesquisadores realizou um teste nos Estados Unidos. Pegaram doze ciclistas, seis homens e seis mulheres, e deram a eles 500 ml de Red Bull (ED; 2.0g de taurina, 1.2g glucuronolactona, 160mg cafeína, 54g carboidrato, 40mg niacina, 10mg de ácido pantotênico, 10mg de vitamina B6, e 10 microgramas de vitamina B12) ou de um placebo 40 minutos antes de realizar uma prova de resistência com bicicletas, que consistia em andar uma distância equivalente a uma hora de pedalada a 70%.
O rendimento dos ciclistas com Red Bull foi superior ao dos ciclistas que haviam ingerido um placebo. Além disso, tanto os “regados” com Red Bull como com um placebo tinham a mesma “perceived exertion”, ou percepção de terem realizado o mesmo esforço, quando o normal teria sido que os que fizeram melhores tempos tivessem a sensação de terem feito mais exercício. Ao mesmo tempo, os níveis de endorfinas foram ligeiramente superiores entre os que ingeriram Red Bull. Os resultados demonstram que consumir uma bebida energética antes do exercício pode melhorar o rendimento. Esta melhora se deve a um esforço maior dos músculos de quem tomou a bebida energética, mas ao mesmo tempo esta pessoa não percebe ter aumentado seus níveis de esforço e entrega para melhorar seus registros nem seu rendimento.

E seus “contras”?
Normalmente e erroneamente se utiliza para reforçar a atividade cerebral e física depois de se ter ingerido bebidas alcoólicas. Inicialmente seu objetivo principal foi esse, dando as bebidas aos soldados que lutavam no vietnã, mas foi comercializado como refrescante e estimulante. Este tipo de bebida pode ser contraproducente caso se misture com álcool e com certos medicamentos receitados como enalapril, captopril, que são para hipertensos. E também os utilizados para os diabéticos principalmente, por fazer uma fusão da bebida com esses medicamentos ou os inibidores do sistema nervoso podendo produzir colapsos.
O prestigiado site espanhol Consumer.es alerta sobre os perigos dessas bebidas quando são misturados com álcool. “Alguns cardiologistas advertem que as bebidas energéticas, por conterem concentrações de cafeína muito mais elevadas que o normal, podem provocar insônia, nervosismo e ansiedade, e estão contraindicados para grávidas. Em pessoas sensíveis ao citado estimulante podem ocorrer alterações no ritmo cardíaco e na pressão arterial. Além disso, apontam que um excesso de taurina, outro dos excitantes abundantes nessas bebidas, pode resultar na aparição de arritmias ou taquicardias. Por outro lado, deve-se ter em conta que o indivíduo que abusa da ingestão de bebidas com álcool em combinação com bebidas estimulantes pode não ficar consciente de seu estado etílico e, por isso, sentir-se capaz de realizar tarefas para as quais não está preparado, como dirigir”.