Ter seus manetes de freio posicionados da forma adequada proporciona maior comodidade e previne o adormecimento de punhos e dor de braços e cotovelos.
Este passo muito simples leva só alguns minutos e permite que sua frenagem seja mais cômoda.

Vamos então deixá-las bem posicionadas. Mas antes é preciso colocar na altura adequada o guidão. Uma vez feito isto:

Primeiro, suba na bicicleta e busque a naturalidade na posição e o movimento. Os manetes devem ser a continuidade de nós mesmos no guidão, sem provocar movimentos forçados como, por exemplo, que estejam muito levantados e você tenha que rodar excessivamente o punho para frear ou vice-versa.
Busque a continuação, o movimento mais confortável para seu corpo. O que você precisa conseguir é frear quase sem mudar a posição do manete para não forçar a posição de nossa mão.

Faremos tudo acionando o posicionamento do guidão:

1. De acordo com o eixo de rotação do punho:

Você deve encontrar a posição em que não deva girar o punho em excesso. A posição mais confortável será aquela em que o giro será o menor possível para conseguir a posição de freagem.

2. De acordo com a ditância da manopla:

Utilizando uma chave Allen para apertar a abraçadeira do manete na distância mais cômoda de acordo com a posição de suas mãos nas manoplas.

 

3. De acordo com a distância que o freio ficará da alavanca do câmbio:

Onde ficar o manete do freio apertamos com a chave Allen a alavanca do câmbio.

Com o outro lado o passo 2 e 3 serão iguais, e os manetes estariam colocados.

Só faltará falar do curso, ou o tato, que é o quanto o manete baixa na frenagem e que é o ato em que utilizamos os dedos. O tato, assim como o giro do punho, deve ser adequado a você. Se é longo demais é preciso pressionar muito e seria um curso muito grande e a maçaneta poderia até machucá-lo, e se for muito curto a frenagem seria quase instantânea e chegaria a ser perigoso. O ideal é ter um curso em que você possa puxar a maçaneta com um ou dois dedos com firmeza mas que nunca chegue a tocar o dedo que segura o guidão.

Para bicicleta speed:

Duas considerações
A posição do manete deve continuar a linha do guidão, nem para dentro nem para fora, e o que define o local do manete no guidão neste tipo de bike é a situação de apoio nas capas de borracha dos manetes.
A referência é a parte mais baixa do guidão (sempre tendo em conta que os guidões de estrada têm curvaturas diferentes) seguindo uma linha imaginária com relação ao manete, o final desta deve estar 2 cm por cima, mas é uma regra genérica.
Para percursos longos de estrada se recomenda subir um pouquinho o apoio e assim será mais cômodo.

É uma dica simples mas muito interessante para a comodidade. Faça o teste e comente aqui os resutados 😉