Um truque para saber se você deve sangrar os freios a disco é colocar a bicicleta na vertical apoiada sobre a roda traseira e apertar várias vezes as maçanetas de freio. Se elas ficarem muito próximas à manopla significa que o circuito de freio tem ar e será preciso fazer o reparo.

COMO SANGRAR FREIOS A DISCO AVID E SRAM

FERRAMENTAS:

  •  Papel
  • Luvas e látex
  • Chaves allen 2,5 e 3 mm, Torx T10 e de fenda
  • Fluido de freio DOT 5.1
  • Desengraxante
  • Flanela
  • Kit de sangria SRAM
  • Separador de pastihas
  • Fita para segurar as maçanetas
  • Ou simplesmente um kit de sangria Avid

Ponha a bicicleta no tripé de manutenção e retire a roda dianteira. 

Depois, retire as pastilhas para que não se danifiquem no caso de cair líquido.

Ponha um separador no lugar delas. Se você estiver utilizando um kit, virão vários separadores para os diferentes modelos e uma chave de Torx. Uma vez que você tenha colocado o separador, volte a colocar o passador que segurava as pastilhas para que não haja movimento.

Com a chave de Torx abra a pinça e retire o parafuso. 

Enrosqe a seringa previamente cheia de líquido sobre o sangrador e deixe-a engatada.

Retire o parafuso do sangrador da maçaneta de freio com a chave Torx.

Enrosque a outra seringa vazia no buraco do parafuso e acione o clic de segurança de entrada de ar.

Volte à primeira seringa, faça o clic no sistema de segurança de entrada de ar. 

Comece a pressionar a válvula da seringa para introduzir o líquido no circuito enquanto você dá pequenas batidas com a traseira de uma chave de fenda sobre a pinça para que qualquer possível bolha de ar vá saindo.

Você verá que o líquido e as bolhas de ar irão se depositando na outra seringa. Continue dando batidas suaves por todo o circuito até que saia todo o líquido. Quando você achar que já saíram todas as bolhas, volte a acionar o clic que fecha a passagem de ar das seringas para que não fiquem conectadas com o sistema.

Prepare o parafuso do sangrador da maçaneta, desenrosque a seringa e enrosque o parafuso em seu lugar.

Faça a mesma operação com o sangrador de baixo.

Verifique na maçaneta se o tato de freagem é adequado e se não chega muito perto do guidão.

 

Antes de colocar todo o resto limpe bem todo o circuito com um desengraxante e uma flanela, principalmente na zona onde vai a pastilha. Para isso, retire o separador, limpe e seque muito bem.

Agora só falta recolocar as pastilhas e a roda com cuidado para que fique reta e que apoie bem nos dois encaixes do garfo. Ajuste o freio e pronto, o trabalho já está feito.

Se o problema ocorrer também no freio traseiro, repita o processo com o freio da roda de trás.