Os frutos secos contêm menos de 50% de água, são alimentos com alta concentração energética e ao mesmo tempo possuem elevados nutrientes muito saudáveis para o organismo, entre eles os ácidos graxos omega-3. Contêm fibra, proteínas vegetais, cálcio, potássio, antioxidantes e vitaminas, sobretudo vitamina E, em altas quantidades.

Os frutos secos são perfeitos para se comer antes ou despois do treinamento, já que as proteínas que contêm regenera, os músculos, as gorduras benéficas protegem o sistema cardiovascular, os carboidratos proporcionam energia a longo prazo e seus minerais são essenciais para qualquer ciclista.

Se você ainda não fez isso, incorpore à sua dieta uma proporção de acordo com o esforço diário que você realiza e em pouco tempo você notará como seu rendimento sobre a bicicleta aumenta ao mesmo tempo em que seu corpo se fortalece da forma mais saudável possível.

1.

Amêndoas

As amêndoas ajudam a regular o colesterol reduzindo o risco de infartos devido ao fato de serem ricas em ácidos Omega-3. Seu alto conteúdo em cálcio, fósforo e vitamina E proporciona um reforço ao esqueleto e elasticidade à pele. Aproximadamente 100g de amêndoas naturais proporcionam um valor energético de 579 kcal, assim em pequenas quantidades são ideais para o suplemento nutricional necessário na hora de pedalar.

2.

Nozes

As nozes são os frutos secos que possuem mais Omega-3, portanto são os frutos que por excelência protegem o coração e toda a circulação sanguínea. Têm um alto conteúdo em gordura, mas por ser vegetal não é nociva, simplesmente é preciso controlar seu consumo abusivo. Melhoram o sono e os níveis de serotonina, combinadas com exercício físico são importantíssimas para reduzir o estresse e melhorar os estados de ansiedade.

3.

Castanhas de caju

As castanhas de caju têm em seu conteúdo 50% em gorduras saudáveis que proporcionam o bom funcionamento do sistema nervoso e muscular. Também têm ação anti-inflamatória e são excelentes para manter os ossos calcificados por seu alto conteúdo em cálcio e magnésio. Favorecem o trânsito intestinal e nos dão sensação de saciedade, ajudando a manter o peso ideal do esportista.

4.

Avelãs

As avelãs são muito nutritivas e possuem um alto conteúdo em proteínas, carboidratos e minerais. São fonte natural de vitaminas C e E e um magnífico antioxidante. Reduz o colesterol, combatem o cansaço, a fadiga, a osteoporose e a artrite. Por seu agradável sabor pode ser consumido ao natural ou em batidas, antes ou depois de sair para um pedal.

5.

Amendoins

Os amendoins, apesar de estarem classificados dentro das leguminosas, são considerados normalmente como frutos secos. São anticancerígenos, ricos em ácido fólico e numerosos nutrientes que os tornam muito eficazes na hora de realizar um esforço contínuo como subidas de montanhas ou competições de longo percurso.