Há dois fatores chave na hora de manter limpa e lubrificada a transmissão da bicicleta:

• Quanto mais limpa estiver a transmissão, maior tempo de vida útil terá.

• A corrente, as engrenagens traseiras e as dianteiras são muito mais caras que os produtos que utilizaremos na manutenção.

Mas como sempre recomendamos é conveniente que você leve a bicicleta, de vez em quando ou antes de algum evento importante, a seu mecânico de confiança. A manutenção será muito mais eficaz e revisará e ajustará todos os pontos importantes da bicicleta para que seu funcionamento seja o melhor.

O primeiro que faremos será a limpeza da corrente. Você pode fazer com diversos produtos e utensílios, inclusive reciclando uma escova de dentes, mas nós recomendamos um kit de limpeza que inclui uma máquina limpadora de correntes com reservatório, uma escova, desengraxante e lubrificante.

Em nosso vídeo do YouTube fizemos a demonstração passo a passo com o kit de limpeza da marca Park Tool.

Mas recentemente chegaram ao mercado produtos como Dromer que é um potente limpador profissional e que você pode adquirir tanto para uso direto como para limpezas mais profundas em sua fórmula concentrada.

O limpador Dromer é biodegradável, o que nos oferece a facilidade de poder descartá-lo na rede de esgoto, não provoca vapores nocivos por não ser um derivado de petróleo e ao mesmo tempo não corrói as peças.

A forma mais fácil e rápida para limpar a corrente é usar uma máquina manual. Mas antes de usá-la limparemos os pinhões com uma escova que tem uma extremidade em forma de gancho serrilhado e que introduziremos entre os pratos e pinhões para remover os resíduos.

Dentro da máquina se põe o desengraxante que desgrudará toda a graxa contaminada de poeira e partículas. A máquina possui algumas escovas interiores que, mediante roçamento ao acionar os pedais para trás depois de conectada à corrente, removem todos os resíduos com a ajuda do poder desengraxante do produto. Em seu extremo tem uma esponja para que o líquido sujo não manche o exterior e na parte inferior um ímã para poder prender qualquer fragmento que possa se desprender da corrente.

Depois limpamos o desengraxante com uma flanela, colocando o pano na mesma posição em que a máquina rodeava a corrente e acionando os pedais no mesmo sentido. Desta forma, como já não ficarão restos do produto, não diluirá o óleo e poderemos passar para o próximo e último passo que é lubrificar os elos.

A melhor forma de engraxar é colocar o lubrificante sobre os dentes do cassete, porque cada um dos elos ficam expostos e o óleo penetra melhor no interior. Faremos acionando de novo os pedais para trás até que a corrente fique totalmente impregnada (mas sem excesso) de matéria graxa, já que o importante é que os elos não produzam roçamento interiormente, visto que tudo o que sair fora fará com que a sujeira exterior se pegue com mais facilidade. Se notarmos que nos excedemos com o óleo, realizamos de novo a mesma ação e limpamos com a flanela.

Assim, nosso trabalho será limpo, eficaz e rápido e não sentiremos preguiça ao realizar este trabalho tão importante para o bom funcionamento de nossa bicicleta.

Como complemento a este artigo, explicaremos os diferentes tipos de óleos que existem no mercado dependendo de suas propriedades, fundamentalmente se podem classificar em óleos para inverno e para o verão, ou para clima úmido ou clima seco.

Para quando os parâmetros climáticos são úmidos e a corrente se molha e se enche de barro, encontramos à venda tipos de óleo muito densos que protegem muito mais o metal e proporcionam lubrificação permanente para as engrenagens.

Por outro lado, quando o índice de umidade é muito baixo, a poeira ambiental é maior e temos que usar um lubrificante muito menos denso à base de ceras ou teflon, que penetra nas peças e seca para não reter a poeira e evitar que a corrente se suje rapidamente. O engraxamento dura muito menos que o anterior, sendo assim em percursos mais longos e temperaturas altas é conveniente levar na mochila um pequeno frasco de óleo de cera e aplicar o lubrificante em qualquer momento que considerarmos necessário.

Você pode visitar nossa loja Cia do Pedal e conhecer a variedade de produtos lubrificantes que temos à venda.