Com a hidroformagem se consegue dar formas aos tubos como nunca antes se havia conseguido. Os líquidos têm muito a ver…
38

 

Essa técnica que a Giant descobriu para a bicicleta, e que hoje já se estendeu entre as marcas, chamada genericamente Hidroformagem (a Giant chama de FluidForm) não é exclusiva do mundo da bicicleta. Muito pelo contrário, é uma técnica já utilizada para uma diversidade de processos industriais, especialmente na indústria automobilista, e consiste em deformar o metal (no caso das bicicletas se faz sobretudo com tubos) a partir da pressão exercida por um líquido, que pode ser água, óleo…Com ela se consegue dar formas aos tubos como nunca antes se havia conseguido. Os líquidos têm muito a ver…

39

Deste modo a deformação do material é mais uniforme que com outros métodos, melhorando a regularidade das espessuras de paredes e assim a resistência e leveza. Além disso, só desta forma se podem conseguir as atrativas e suaves formas que já vemos nos tubos de algumas das bicicletas das melhores marcas.

A hidroformagem (ou Hydroforming, em inglês) aplicada a tubos, que é como se utiliza nas bicicletas, pode ser explicada de uma maneira muito simples:

1. O tubo deve ser colocado dentro de uma matriz ou molde externo, que terá a imagem invertida da forma que queremos conseguir do tubo. Será o molde o que limitará a expansão do material na forma desejada. O tubo é cheio com fluído e selado por ambas as extremidades.

2. Aplicando alta pressão e temperatura o fluído empurra o material em direção aos espaços que lhe permite a matriz, o metal adota a forma desejada e compacta suas paredes, melhorando suas propriedades mecânicas.