Seguindo com o estudo sobre os óculos Shimano, desta vez vamos nos centrar na parte mais básica de qualquer óculos: as lentes, cuja tecnologia da marca é das mais avançadas do mercado.

As lentes devem proteger da radiação ultravioleta, intempéries, insetos e corpos estranhos, mas também devem permitir ao ciclista desfrutar de uma boa e cômoda visão, tanto à luz do sol como à sombra.

2

Tecnologia das lentes

Lentes: o componente básico de qualquer óculos de ciclismo.

As lentes Shimano foram desenvolvidas para que em todo momento o ciclista esteja protegido de luminosidade excessiva e outros fatores.

LENTE DE POLICARBONATO

Graças aos substratos de policarbonato incorporados à lente, este elemento toma características muito resistentes a impactos e variações de temperatura, assim como a diminuição do peso do material.

Resistência aos impactos

Mediante testes realizados simulando o mundo real são realizados ensaios de impacto sobre as lentes que garantem conseguir um material resistente a insetos e corpos estranhos.

TECNOLOGIA HIDROFÓBICA

A tecnologia hidrofóbica (HP) que se aplica em ambos os lados como capa final nas lentes repele a água, o suor e outros fatores de sujeira, conseguindo que não fiquem embaçados. Assim, a limpeza das lentes é simples e se consegue que permaneçam por mais tempo livres de manchas obtendo uma visão perfeita e duradoura.

Lente fotocromática

Também chamadas PH, as lentes fotocromáticas dispõem de uma tecnologia que proporciona a característica de se escurecer rapidamente em maiores intensidades de raios UV. Quando os raios ultravioleta deixam de estar presentes as lentes se clareiam até seu estado original. Isto permite ao ciclista uma comodidade absoluta quando passa de sol para sombra ou do dia para a noite.

As lentes Shimano possuem uma transição de 12% a 53% nas PH GREY, ou de 24% a 86% nas PH Clear. Este tipo de lente dinâmica facilita a prática do esporte pelo fato de não ser necessário trocar lentes ou óculos de acordo com o tipo de luz.

Transição de 8 segundos do tom mais claro para o mais escuro.

Transição de 35 segundos do tom mais escuro para o mais claro.

LENTE POLARIZADA

As lentes polarizadas (PL) proporcionam uma proteção total frente aos raios UV, diminuem os reflexos, melhoram a nitidez e o contraste, reduzem a fadiga ocular, são mais leves e cômodas, diminuem a sensibilidade à luz, a apreciação da paisagem é muito mais natural. Em conclusão, trazem muito mais segurança na hora de rodar.

LENTE NÃO POLARIZADA

LENTE  POLARIZADA

TECNOLOGIA RX

O clip RX-optimal faz que os modelos de óculos S71X, EQX2, S52R, S51R, S51X y S20R se transformem em armações esportivas adaptáveis aos óculos de grau. O clip fixa de forma perfeita a lente graduada em uma ótica.

Próximo artigo – um estudo: Cores das lentes Shimano.

A Cia do Pedal oferece para você os melhores modelos de Óculos de Ciclismo em sua seção de equipamento.