A invenção dos pedais de encaixe levaram a uma revolução no mundo do ciclismo. A eficácia na pedalada e a segurança para o ciclista aumentaram consideravelmente, chegando a resultados nunca antes alcançados.

Idealizados inicialmente para ciclismo de estrada, nunca se imaginou que evoluiriam de forma tão eficaz a modalidade de MTB com resultados tão impressionantes que os tornariam indispensáveis. Os usuários desta modalidade, que constantemente apoiavam o pé sobre o terreno em trajetos difíceis, não tiveram problemas para se adaptarem a eles, visto que as vantagens superavam consideravelmente os inconvenientes.

Entre as vantagens que têm frente aos convencionais estão o maior rendimento que proporcionam por aproveitarem toda la força durante a pedalada redonda e a segurança que oferecem por manterem a todo momento o pé preso ao pedal, e até mesmo por isso, a manobrabilidade é muito superior.

A única desvantagem evidente dos pedais de encaixe é que exigem o uso especializado de sapatilhas de ciclismo com tacos. Mas existem pedais mistos que, no caso de o usuário mudar com frequência seus tipos de terrenos ou tipos de “rolés”, podem utilizar tênis normais sem a necessidade de trocar de pedais.

Atualmente existe uma infinidade de tipos de pedais de encaixe, seja pelo fabricante, por seus materiais ou pelo tipo de fixação. Os mais universais são os do tipo mola, apesar de os pedais Time reunirem características muito superiores, mesmo assim recomendamos os Crankbrothers que são uma fusão dos dois anteriores e os indicados se você sofre de alguma lesão nos joelhos.

Troca de pedais normais por pedais de encaixe

Começaremos removendo os pedais antigos.

  • Apesar de isso não ser normal em roscas, a do pedal direito se enrosca para a direita e a do esquerdo para a esquerda.
  • Para isso podemos usar uma chave de pedais ou uma chave 15.
  • Colocamos o braço da pedivela para frente, encaixamos a chave do pedal por cima e giramos no sentido contrário a como se enrosca. Quando a chave estiver na mesma inclinação do braço da pedivela, e tendo cuidado de não nos machucarmos com as engrenagens, seguramos com a outra mão o pedal contrário e afrouxamos, terminando de retirá-lo com a mão.
  • Para o outro pedal faremos a mesma manobra mas em sentido contrário.

Em nosso canal do YouTube você pode acompanhar o processo de troca passo a passo:

É certo que nas últimas décadas o mundo do ciclismo evoluiu juntamente com a tecnologia. E apesar de que o alumínio e o carbono significaram um grande avanço em termos de resistência e leveza, sem dúvidas a invenção que marcou o verdadeiro desenvolvimento do ciclismo foi o pedal de encaixe. Por isso, se você está iniciando no MTB, não pode deixar de testá-los.