Como saber, através de sua frequência cardíaca, se você está sobretreinando

Fadiga constante, cansaço, perda de apetite e insônia são alguns dos sintomas mais característicos do sobretreinamento em esportistas, podendo chegar a ser muito prejudicial para nossa saúde e nosso rendimento físico. Sobretreinar é, basicamente, acumular mais trabalho físico do que nosso corpo pode suportar, produzindo recuperações incompletas de nossos treinamentos em que vamos acumulando cada vez mais fadiga, até chegar ao limite de adoecermos se não tomamos as precauções necessárias.

O sobretreinamento (em inglês overtraining) costuma ser o resultado de realizar um ou mais treinamentos exigentes demais, de não descansar de forma adequada ou de não seguir uma alimentação correta. Este tipo de fadiga física se apresenta em nosso organismo sem avisar, e é muito difícil de se solucionar se não tomarmos as medidas necessárias para isso. Por sorte, graças às próprias pulsações de nosso coração, podemos dispor de uma ferramenta verdadeiramente confiável para controlar nosso estado físico e a evolução de nosso organismo diante dos treinamentos mais duros que realizamos. A forma mais simples e prática de controlar o estado de nossa recuperação física é a de medir (e anotar) nosso pulso assim que nos levantamos. Desta forma podemos estabelecer um seguimento histórico de nossa frequência cardíaca para conhecer quando está correta e quando está levemente elevada. Para isso:

  • 1. Assim que nos levantamos, devemos nos sentar na cama e buscar nossos batimentos no pulso ou pescoço. Uma vez encontradas, as contaremos durante um período de 15 segundos e, ao final, multiplicaremos o resultado por 4. Desta forma obtemos nossa frequência cardíaca por minuto.
  • 2. Anotaremos nossa frequência cardíaca por minuto em um papel durante vários dias seguidos para termos uma referência cronológica e encontrarmos uma média de pulsações mais confiável.
  • 3. Uma vez que tenhamos em mão nossa média de batimentos mais ou menos estável, já poderemos controlar o estado de nossa recuperação física. Se no dia seguinte ao de uma competição ou treinamento intenso nossas pulsações (assim que nos levantamos) se encontrarem entre 7 ou mais batidas acima da média, significará que não descansamos o suficiente ou que nossa alimentação não está totalmente satisfatória para a recuperação muscular de nosso organismo.

Graças ao controle das pulsações ao nos levantarmos, temos a nosso alcance uma das ferramentas mais confiáveis que nosso organismo nos oferece para nos explicar em que estado ele se encontra. Pulsações acima da média são um indicador claro de que estamos sobretreinando, enquanto pulsações abaixo da mesma podem nos sugerir que nosso estado físico está melhorando. De uma forma ou de outra, sempre será fundamental descansar e nos alimentarmos de forma correta, e ter sempre em mente que treinar muito não é sinônimo de melhorar mais.