Nesse post, pensei em escrever sobre um tipo de customização que faz com que você  melhore a performance e elimine dores sem fazer um investimento alto. Falo de uma customização que pode ser muito mais vantajosa do que trocar seu quadro por um de fibra de carbono 350g mais leve ou passar o cambiamento de 18 para 20 marchas. Estou me referindo ao bike fit.

O bike fit, sintetizadamente, é o processo de determinar e firmar a posição ideal do ciclista em cima da bicicleta. Tratando-se de ciclismo para competição podemos também defini-lo como um ajuste preventivo com melhora do rendimento, aerodinâmica, aumento de potência aplicada nos pedais e redução do desgaste físico.
A altura do ciclista e/ou cavalo (altura da parte interior da perna) pode servir como base para definir o tamanho do meu quadro?

Essa é a técnica mais usada para encontrar o tamanho do quadro. Porém, como poucos sabem, o quadro ideal não depende somente da altura do ciclista ou cavalo, e sim da coligação de outros fatores fundamentais como flexibilidade, anatomia e por último, mas não menos importante, a finalidade para o ciclista com a bike. Dessa forma, mesmo que dois ciclistas tenham a mesma altura, a escolha do tamanho ideal do quadro pode ser diferente.

OBS:  Um quadro no tamanho correto não garante uma boa posição se os componentes não forem, igualmente, escolhidos corretamente.

82
A maioria das pessoas que fazem uso da bicicleta, principalmente ciclistas amadores e simpatizantes, pedalam em uma posição inadequada, o que pode causar dores, desconforto e até mesmo lesões crônicas. Os principais problemas gerados pelo mal posicionamento na bicicleta são dores no joelho, inflamações, dores no pulso, ombros, pescoço e dormência ou sensibilidade na região pélvica. Muitos fazem uma tentativa frustrada de se adaptar a bike, sendo que a ideologia do bike fit trata exatamente do oposto.

Não espere começar a sentir dores e desconforto para fazer um bike fit, agende-o e faça o quanto antes, seu corpo agradece!